Pontos Turísticos

cruzeiro

 

Uma montanha á 1 km da sede do Município com aproximadamente 500 m de altitude em relação ao nível do mar. Quem chega em São Francisco, logo se depara com a beleza da Grande Pedra. Do alto do pico pode-se ter uma bela vista panorâmica da cidade e de outros municípios da região, inclusive podendo-se avistar terras do vizinho estado  do Rio Grande do Norte. A subida é bem tranquila na maioria dos trechos. O que exige um pouquinho mais de esforço físico é escalada da Pedra Rajada, enorme bloco de pedra fincado no meio do pico, com ingrimidade de 50º. Outro destaque na montanha é o "Banco do Namorados" uma pedra de expessura relatibamente estreita que é sustentada por dois grandes blocos de pedra, formando assim um banco e servindo para embalar o clima de romantismo nas alturas. Pessoas de várias partes do mundo já visitaram o pico, tais como: Estados Unidos, Alemanha, Suíça, entre outros.

 

aÇUDE O PARAISO

 

Sendo o maior reservatório de água do Município, o Açude Luiz Oliveira "Paraíso" tem a capacidade de armazenar mais de 7 milhões de m³ de água. O manancial serve também como fonte de renda  para pescadores da região e abastecimento para localidades vizinhas, sendo sua água desembocada no Riacho do Chabocão. Além disso, suas águas são excelentes para a prática de canoagem, natação, bem como um ótimo lugar para o lazer em família ou entre amigos.

Engenho da Caranúba e Casa grande

 

Um importante patrimônio histórico do Município, o Engenho da Carnaúba, datado do ano de 1888 é um dos mais antigos engenhos da Paraíba ainda em funcionamento. Nos meses de agosto e setembro, o engenho matém a sua produção de mel, rapadura, alfinim, batida e outros produtos derivados da cana-de-açucar que é plantada aos redores do Engenho. Ao lado do Engenho está a Casa grande construída cinco mais tarde. A residência exibe caracteísticas da arquitetura da época dos senhores de engenho. No interior da Casa encontra-se um capela construída anos depois da casa que anida é habitada pelo Simpático Casal Seu Josué e Dona Emília da família Casimiro, tendo o casarão pertencido aos avós da D. Emília.